Registros e Sentidos

Nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2016 o Núcleo de Negras e Negros Irmardade Sankofa participou do Encontro Nacional de Universitários e Coletivos Negros do Brasil - EECUN, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. O EECUN se caracteriza como um movimento suprapartidário e autônomo construído pelos atores políticos que são ao mesmo tempo protagonistas e alvos das políticas públicas de ações afirmativas no ensino superior, para tanto os estudantes negros e negras foram os sujeitos autônomos desse momento histórico e necessário para se pensar os desafios e estratégias da presença negra nas universidades do país, ou seja, fortalecer para sobreviver. Dessa forma, torna-se imprescindível acreditar que a unidade dos povos africanos tanto propagada pelo panafricanismo seja possível. Assim, a IRMANDADE SANKOFA, AKOFENA e outras lideranças organizadas do movimento negro do recôncavo da Bahia estiveram presentes entre os inúmeros estudantes pretos e pretas do Brasil. Certamente a caravana da UFRB fez jus a sua representatividade de universidade mais negra do país.  
 








 Povo Negro Unido, povo negro forte que não teme a luta que não teme a morte. 
O PANAFRICANISMO NOS LIBERTARÁ!  



 Nos dia 29 e 30 de janeiro de 2016 o núcleo de negras e negros Irmandade SANKOFA, esteve em reunião com o núcleo de negros e negras AKOFENA para pensarmos estratégias em prol da campanha das cotas na pós - graduação, pois é inadmissível que a universidade que se declara a mais negra do país e pioneira em ter uma  Pró - reitoria pensada especificamente para a promoção das políticas afirmativas, não faça jus a sua representatividade. E para além, as cotas é o reconhecimento da sociedade racista a qual sobrevivemos.  












DENEGRIR A UFRB É NECESSÁRIO, COTAS NA PÓS - 

GRADUAÇÃO JÁ!!! 


O Núcleo de Negras e Negros - Irmandade Sankofa busca reescrever novas histórias partindo da história, para propor ações em que modifiquem o que foi estabelecido enquanto pressupostos epistemológicos da cultura afrodescendente. O Irmandade Sankofa vem reestabelecer propostas e gerar intervenções afirmativas dentro e fora do âmbito acadêmico, desvelando outras perspectivas do conhecimento, envolvendo os autores e as atrizes participantes destes espaços, a serem protagonistas das histórias para conhecer e refletir sobre o passado, compreender o presente propondo ações libertárias para o futuro.   


O núcleo de Negras e Negros Irmandade Sankofa participou da III Marcha Internacional Contra o genocídio da População negra, ocorrido em Salvador no dia 24 de Agosto de 2015. A marcha é organizada pela campanha reajá ou será morta reajá ou será morto, além da caravana que se deslocou da cidade de Amargosa, interior baiano. Esteve presente inúmeros coletivos e núcleos negros de diversos estados brasileiros, todos organizados em prol e defesa do direito a vida. 













  
#FECHA A CARA 

Contra o genocídio do povo negro nenhum passa atrás! Pois, o  

racismo/extermínio do nosso povo é o que nos uni. 

Avante raça poderosa!   

Promovemos diversas atividades na comunidade da Katyara desde de Janeiro de 2015. A atuação na comunidade é de suma importância para os movimentos sociais, pois são nestes espaços que as desigualdades e mazelas raciais e sociais são evidentes, acreditamos que o trabalho de base do movimento negro é com /em comunidades rurais e periféricas, por isso nossa luta é com nosso povo. As principais ações são: Capoeira Angola, Cine Sankofa, Sankofa Dread, Trança Raiz, Contação de História e Ciranda de Rima, atividades que são desenvolvidas na comunidade quinzenalmente por integrantes do Núcleo.















No dia 08 de março de 2015 o Irmandade Sankofa promove uma intervenção na Comunidade Katyara, foi o dia internacional da mulher, no qual realizamos a primeira edição do Mulher Negra em Questão. Contamos com a participação do Núcleo CAPITU/ UFRB com oficinas de bonecas pretas e intervenções, bem como o apoio e parceria da Associação de Moradores da Katyara e Adjacências. 











Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2015, participamos do I Encontro de Cineclubes Comunitários na cidade de Cachoeira - BA. Este encontro foi promovido pelo Cine do Povo. O evento teve como objetivo refletir sobre a importância de atividades em comunidades periféricas e quilombolas, numa perspectiva de construir trabalhos voltados para o fortalecimento da consciência negra e na luta contra o genocídio do povo negro. 








Em 16 de janeiro de 2015 realizamos a primeira formação política voltada para integrantes do Núcleo. A formação contou com a presença de Fred Igor, colaborador da Campanha Reaja ou Será Mortx, cujo tema da discussão foi sobre o Genocídio do Povo Negro e os trabalhos desenvolvidos pela Campanha supramencionada.







Entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2015, a convite da UFRB/ CFP realizamos atividades de caráter político-formativo na programação do Reencôncavo 2014.2 (conforme o calendário acadêmico). Pelo Irmandade Sankofa foram realizadas ações como: oficina Ciranda de Rima, Apresentação do Núcleo e o II Papo Cabeça sobre Genocídio do Povo Negro. O II Papo Cabeça contou com a presença de Fred Igor, colaborador da campanha Reaja ou Será Mortx, esteve presente também no Papo Valney Oliveira, morador da comunidade Katyara e a mediadora Inês Ferreira, sendo que os dois últimos fazem parte do Irmandade Sankofa.














No dia 30 de Novembro de 2014, participamos da atividade Arte na Comunidade (Consciência Negra Contra Brutalidade Policial), 
promovida pelo Cine do Povo, na comunidade comunidade do Viradouro em Cachoeira - BA. A convite do referido grupo realizamos atividades com: a Dança Afro,  o Sankofa Dread e o Rap. 












No dia 20 de Novembro de 2014 realizamos oficinas de formação política 
na Escola Estadual Rômulo Galvão em Elísio Medrado - BA. A convite d@s bolsistas do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Filosofia do CFP/UFRB, o Irmandade Sankofa realizou oficina de Dança Afro e Cine Sankofa.




     
No dia 18 de Novembro de 2014 o Irmandade Sankofa esteve presente na mesa de abertura da Conferência Negritude e Educação - CONE (http://cone2014.blogspot.com.br/). A CONE 2014 teve como temática: Feminismos Negros. O objetivo central foi de promover debates, reflexões e formação política com as mulheres negras em Amargosa - BA. Além disso, houve uma conferência em prol da I Marcha das Mulheres Negras que acontecerá em novembro de 2015. 










No dia 12 de outubro comemora-se o dia das crianças, neste dia (em 2014) realizamos a primeira ação na comunidade Katyara, no entorno das casas populares. Foram realizadas atividades como: Cine Sankofa com o filme Kiriku e a Feiticeira, Sankofa Dread e Capoeira Angola, além de apresentações com o Rap. Contamos com o apoio da Associação de Moradores da Katyara e Adjacências e Núcleo de Negras e Negros da UFRB Akofena.








No dia 22 de agosto de 2014 o Irmandade Sankofa e estudantes da UFRB fizeram-se presentes na 
II Marcha (Inter)nacional Contra o Genocídio do Povo Negro, realizada em Salvador - BA. Esta ação organizada pela Campanha Reaja ou Será Mortx, teve como objetivo central a luta contra Contra o Racismo, a Diáspora Negra e contra o Genocídio do Povo Negro.









No dia 10 de outubro de 2014 o Irmandade Sankofa promove o I Papo Cabeça sobre a Estética Negra na Mídia. Esta atividade ocorreu no Espaço Nordeste localizado no centro de Amargosa - BA. O referido evento contou com a participação de Dyane Brito, professora do CFP/UFRB, Alane Reis, integrante do Núcleo Akofena e o debate contou com a mediação de Tairine Souza, integrante do Irmandade Sankofa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário